Oficina - Desenvolvimento de Competências para as engenharias: aspectos teóricos e práticos

Considerando o aspecto central das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Engenharia, homologado em 2019 e com previsão de implementação até o ano de 2023, a formação por Competências é um conceito novo para a grande maioria dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de engenharia do Brasil, que vem de longa data baseando seus currículos em uma formação baseadas em Conteúdos. Esta realidade não é diferente para os cursos de Engenharia do CCET. 

Competência não é um conceito de fácil definição. Pode-se dizer, de forma muito simplificada, que ele conjuga conhecimentos, habilidades e atitudes na formação técnico-cientifica e emocional de um profissional.

Apesar da concepção de Competências soar de forma distinta para a maioria dos professores num primeiro momento, boa parte das práticas que a realizam já são desenvolvidas, em diferentes níveis, dentro da realidade atual dos nossos cursos de graduação, mesmo sem esta estruturação conceitual estar claramente presente em muitos dos nossos PPCs. 

No dia 01 de abril de 2022 foi realizada a Oficina sobre Competências para os cursos de Engenharia. Este convite foi enviado aos membros da Comissão de implantação das DCNs, para as Coordenações de cursos de Engenharia e NDEs dos cursos de Engenharia do CCET para incentivo e participação aos docentes dos cursos. Esta foi uma oportunidade muito apropriada para que os docentes pudessem ter um contato melhor orientado sobre como trabalhar com Competências nos PPCs, que farão parte da prática docente num futuro próximo, dado que todos os 8 cursos do CCET estão em processo de reformulação de seus PPCs. 

A oficina está disponível para acesso de todos os interessados pelos links abaixo:

Dia 01/04/2022 - Encontro Síncrono 1. Acesse aqui para assistir.
Dia 29/04/2022 - Encontro Síncrono 2. Acesse aqui para assistir.

Link da auto inscrição (fluxo contínuo) e Desenvolvimento via Plataforma Moodle: https://ava2.ead.ufscar.br/course/view.php?id=18297
Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais