Comissão DCNs Engenharias
As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em engenharia, homologadas em abril de 2019 pelo Conselho Nacional de Educação, propõem uma formação com base em um conjunto de experiências práticas e ativas de aprendizagem, vinculadas a conceitos e conhecimentos diversos, incorporados pelo estudante ao longo de um processo formativo do qual é agente fundamental. Para tanto, as universidades são chamadas a inovarem a oferta de programas de estudos flexíveis, em permanente evolução e coerentemente integrados.
No centro desse processo está a construção de competências, cujos componentes são habilidades, atitudes e conhecimento, sempre em articulação e interlocução estreita com a comunidade externa. Alguns desafios colocam-se no caminho da transformação da cultura pedagógica que devem receber atenção constante e prioritária dos agentes envolvidos – academia, indústria e sociedade - para o sucesso da evolução formativa pretendida. Entre eles destacam-se o acolhimento dos discentes, a formação continuada dos docentes, a gestão do processo de aprendizado, o fortalecimento e intensificação das relações entre a universidade e diferentes organizações externas, o empreendedorismo de base tecnológica e uma mudança do processo de avaliação dos alunos que privilegie os objetivos de aprendizagem por competência.
O CCET da UFSCar busca, através da criação da Comissão local para implantação das DCNs e do desenvolvimento do Projeto Institucional de modernização dos cursos de Engenharia MOVIMENTA-CCET (Capes-Fulbrigth), ser o indutor deste processo e desenvolver ações sinérgicas e amplificadas no Centro para o atendimento comum dos cursos de graduação, respeitando a autonomia acadêmica e valorizando as especificidades de cada curso, de forma a favorecer ações e programas institucionais.
Portarias de nomeação da comissão: Portaria CCET nº 108/2020 e Portaria CCET nº 195/2021