Palestras 2022

Palestra: Estudos na França: Candidatura e bolsas

O CCET-UFSCar recebeu no dia 05/10 às 13:00 horas, em seu auditório, o evento organizado pela Aliança Francesa de São Carlos, “Campus France Brasil”, Embaixada Francesa, Ministério de Relações Exteriores da França e Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França. Tratou-se de uma palestra para todos da comunidade que desejam estudar na França.

A França é um dos países que mais recebe estudantes estrangeiros do mundo. Na apresentação “Estudos na França: candidaturas e bolsas”, foi apresentado quais são os caminhos para acessar o ensino superior francês e por que tantas pessoas escolhem este país como destino, podendo obter benefícios e descontos para estudantes, acesso ao sistema público de saúde, auxílio-moradia, bolsas de estudos, possibilidade de trabalho, etc.

A empresa

O Campus France Brasil é a agência do governo francês para a promoção do ensino superior na França, ligada ao Ministério de Relações Exteriores e ao Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa. Sua missão é oferecer informações sobre projetos de estudos, em todos os níveis: graduação, mestrado, doutorado e cursos livres. Além disso, a agência é responsável pelo procedimento pré-consular para emissão do visto de estudante.

Realização: Aliança Francesa de São Carlos, Campus France Brasil, Embaixada Francesa, Ministério de Relações Exteriores da França, Ministério do Ensino Superior e da Pesquisa da França e CCET-UFSCar

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Luiz Fernando de Oriani e Paulillo (CCET)

Prof. Dr. Guillermo Antonio Lobos Villagra (CCET)

Regilene Vieira Inácio (CCET)

Samira Cecilia Custodio Ferro (CCET)

Silvia Maria Felicio Tozo (CCET)

 

* * *

Palestra: Google: Carreiras Internacionais em Tecnologia

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia em parceria com a Coordenadoria de Estágio e Mobilidade - CEM/ProGrad, promoveram um encontro entre a empresa Google e os estudantes do CCET, por meio da palestra "Carreiras Internacionais em Tecnologia"  realizada no dia 14 de setembro de 2022, às 13h no auditório CCET.

Os engenheiros brasileiros da Google, Taiguara Sugawara e Gabriel Rovina,  Software Engineer e Security and Data Analyst, respectivamente, trabalham na Google Zurique e abordaram as experiências na área de Tecnologia no mundo afora, processos seletivos e dicas para alavancar a carreira.

O convite foi aberto para todos os estudantes (Graduação e Pós-Graduação) que tenham interesse em trabalhar em áreas relacionadas à Tecnologia e pensam em potencialmente explorar as oportunidades nessa área.


Comissão Organizadora

Prof. Dr. Luiz Fernando de Oriani e Paulillo (CCET)

Prof. Dr. Guillermo Antonio Lobos Villagra (CCET)

Fernando Moura Fabbri Petrilli (CEM/ProGrad)

Regilene Vieira Inácio (CCET)

Samira Cecilia Custodio Ferro (CCET)

Silvia Maria Felicio Tozo (CCET)

* * *

 

Palestra: Aplicação do Gêmeo Digital na Agroindústria Brasileira

O CCET em continuidade ao ciclo de palestras do Canal de Estágios, promoveu a palestra "Aplicação do Gêmeo Digital na Agroindústria Brasileira" ministrada pelo Sr. André Lins, CEO da empresa Pentagro Soluções Tecnológicas, localizada em São Carlos- SP, no dia 04 de maio de 2022, às 19h00 nas mídias sociais do CCET.

A palestra abordou como a Pentagro tem maximizado o seu desempenho de plantas agroindustriais por meio de sistemas avançados da indústria 4.0 e  apresentou a aplicação do Gêmeo Digital na Agroindústria Brasileira. O Diretor Executivo, André Lins, citou as oportunidades de entrada na empresa e o Programa de Estágio.

Acesse aqui para assistir a jornada da Indústria 4.0 com a Pentagro.

 Acesse aqui para assistir a palestra.

A empresa

A Pentagro nasceu em 2006 com a missão de criar inovação tecnológica e prestar serviços de excelência para a agroindústria. Ela oferece uma plataforma que virtualiza plantas industriais utilizando a modelagem e simulação de processos, única ferramenta deste modelo disponível para usinas sucroenergéticas no Brasil. Otimizando recursos e processos com a plataforma Pentagro, é possível obter ganhos efetivos de desempenho operacional em usinas de cana-de-açúcar de maneira sistemática e contínua. Uma tecnologia exclusiva Pentagro para apoiar a tomada de decisões estratégicas que aumentem a lucratividade do negócio. 

Biografia do Palestrante 

André Lins é sócio Fundador da Pentagro, atualmente exerce a função de Diretor Executivo da empresa. Doutor em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) na área de modelagem, controle e simulação de sistemas dinâmicos em tempo real. Iniciou sua carreira em 1990 entrando para o curso técnico em mecânica pelo SENAI.
Posteriormente, formou-se engenheiro mecânico pela UMC e mestre em engenharia pela Universidade de São Paulo (EESC/USP).
Em 2005 foi pesquisador visitante na Universidade de Ciências Aplicadas da Suíça (HTA – Luzern), instituição especializada simulações em tempo real. Trabalhou 5 anos como engenheiro/técnico de desenvolvimento. Durante os seus estudos de pós-graduação, desenvolveu atividades de pesquisa e consultoria em diversos assuntos relacionados com controle de sistemas dinâmicos, identificação paramétrica, modelagem e simulação. Desde 2006 trabalha no desenvolvimento e aplicação de inovação tecnológica para o setor sucroenergético.


Comissão Organizadora

Prof. Dr. Luiz Fernando de Oriani e Paulillo (CCET)

Prof. Dr. Guillermo Antonio Lobos Villagra (CCET)

Regilene Vieira Inácio (CCET)

Samira Cecilia Custodio Ferro (CCET)

Silvia Maria Felicio Tozo (CCET)



Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais