Sessão CCET/UFSCar “Implantação das novas DCNs de Engenharia no CCET-UFSCar: Propostas e Desafios” no XI Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar

SEGradAconteceu no dia 26/04, às 9:30 h. o XI Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar – SEGrad realizado pela Pró-Reitoria de Graduação. Os seminários constituem o Programa de Formação Continuada dos Docentes da UFSCar e apresenta como principais objetivos: oferecer oportunidades de ampliar conhecimentos sobre a docência; analisar, discutir e propor novas possibilidades de práticas pedagógicas no ensino de graduação; bem como promover maior integração do corpo docente da Instituição. Confira a programação aqui.

O CCET contribuiu para a programação da SEGrad com uma sessão que tratou dos desafios e oportunidades da Implantação das novas DCNs de Engenharia nos cursos do CCET. A sessão ocorreu no primeiro dia da SEGrad, em 26/04, às 14:00 h. Para assistir acesse o link no Youtube (https://youtu.be/77zjV0_jk28) ou no Facebook (https://www.facebook.com/415124325527658/posts/1352172715156143/). 

A sessão foi coordenada pelo Prof. Helder Galleti ( Departamento de Engenharia Elétrica), atual coordenador da Comissão de implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de Engenharias do CCET/UFSCar.

As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) dos cursos de graduação em engenharia, homologadas em abril de 2019 pelo Conselho Nacional de Educação, propõem uma formação com base em um conjunto de experiências práticas e ativas de aprendizagem, vinculadas a conceitos e conhecimentos diversos, incorporados pelo estudante ao longo de um processo formativo do qual é agente fundamental. Para tanto, as universidades são chamadas a inovarem a oferta de programas de estudos flexíveis, em permanente evolução e coerentemente integrados. No centro desse processo está a construção de competências, cujos componentes são habilidades, atitudes e conhecimento, sempre em articulação e interlocução estreita com a comunidade externa. Alguns desafios colocam-se no caminho da transformação da cultura pedagógica que devem receber atenção constante e prioritária dos agentes envolvidos – academia, indústria e sociedade - para o sucesso da evolução formativa pretendida. Entre eles destacam-se o acolhimento dos discentes, a formação continuada dos docentes, a gestão do processo de aprendizado, o fortalecimento e intensificação das relações entre a universidade e diferentes organizações externas, o empreendedorismo de base tecnológica e uma mudança do processo de avaliação dos alunos que privilegie os objetivos de aprendizagem por competência.

O CCET da UFSCar busca, através da criação da Comissão local para implantação das DCNs e do desenvolvimento do Projeto Institucional de modernização dos cursos de Engenharia MOVIMENTA-CCET (Capes-Fullbrigth), ser o indutor deste processo e desenvolver ações sinérgicas e amplificadas no Centro para o atendimento comum dos cursos de graduação, respeitando a autonomia acadêmica e valorizando as especificidades de cada curso, de forma a favorecer ações e programas institucionais.
Nesta apresentação e mesa redonda serão discutidos os principais programas propostos pela Comissão para o atendimento das novas DCNs e como este processo tem se estabelecido dentro da comunidade do CCET, que é convidada a permear uma variedade de ações modernizadoras para o ensino de graduação, as quais demandam o engajamento de diversos atores institucionais.

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Dia: 26/04, às 14:00 h.
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