Lives CCET: Inovação no Ensino de Engenharia

Prof. Messias_ QR.pngLives CCET apresenta conversa dialogada com o Prof. Dr. Messias Borges Silva, da EEL-USP e livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP, no dia 07/10 às 13 h. pelas redes sociais do Centro ( Facebook e Youtube - informados abaixo)

A Live abordará aspectos importantes da inovação na Educação em Engenharia, como Active Learning, novos Workspaces, etc. O que Universidades de classes mundiais como Harvard, MIT, Stanford, Olin College vem fazendo? E também abordará sobre a iniciativa CDIO-Conceive, Design, Implement and Operate.

Biografia do profissional:

É Livre Docente em Engenharia da Qualidade pela UNESP (2008), possui graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1981), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Se certificou como Certified Quality Engineer pela American Society for Quality ASQ (1989). Criou em 1990 o Curso de Pós Graduação em Engenharia da Qualidade e o coordena até hoje. Atualmente é professor adjunto doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente da Escola de Engenharia de Lorena-USP. Em 2012 fez parte do grupo de docentes do Massachusetts Institute of Technology MIT ministrando curso internacional de Lean Enterprise na América do Sul. Em 2013, 2015 e 2019 foi Visiting Scholar na Harvard School of Engineering and Applied Sciences. É acadêmico da Academia Brasileira da Qualidade ABQ. Publicou 115 trabalhos em periódicos, mais de 100 trabalhos em congressos. Orientou 17 teses de doutorado, 15 dissertações de mestrado, 11 supervisões de pós doutorado, mais de 100 monografias voltadas para a Qualidade em cursos lato sensu e 11 trabalhos de Iniciação Científica. Foi Diretor Geral da antiga FAENQUIL, atual EEL-USP. Tem experiência nas áreas de Engenharia Química e Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia da Qualidade/Métodos Quantitativos, atuando principalmente nos seguintes temas: Qualidade, Método de Taguchi, Processos Oxidativos Avançados, Otimização e Planejamento de Experimentos, Lean Six Sigma, Lean Healthcare, Inovação no Ensino de Engenharia. (contatos: messias.silva@usp.br ou messias.silva@unesp.br)

Acesse aqui para assistir a Live  no canal do CCET UFSCar no Youtube.

Acesse aqui para assistir a Live na página do CCET UFSCar no Facebook.

Acesse a Live pelo QR:

QR Prof. Messias