CCET 50 anos - O Futuro da Ciência, Tecnologia & Inovação no Brasil e na UFSCar

CCET 50 anosO Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia convidou toda a comunidade universitária - professores, técnico-administrativos e alunos para participarem do evento "CCET 50 anos - O Futuro da Ciência, Tecnologia & Inovação no Brasil e na UFSCar", que foi realizado no dia 18/01, das 9:00 às 18:00 horas no auditório do CCET com transmissão online nas redes sociais do CCET UFSCar (Facebook e Youtube).

Foram duas mesas com palestras, reflexões e diálogos. No período da manhã, das 9:00 às 12:00, o tema é "Inovação, diversidade, pesquisa e diálogo: construindo pontes entre a UFSCar e a sociedade". No período da tarde, das 14:00 às 18:00, a mesa tratará das "Perspectivas para os financiamentos das pesquisas no estado de São Paulo e no Brasil".

Programação

9:00 - 12:00 - “Inovação, diversidade, pesquisa e diálogo: construindo pontes entre a UFSCar e a sociedade”
- Dra. Mariana Rodrigues Pezzo (Diretora do Instituto da Cultura Científica da UFSCar)
- Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira (Coordenador da Unidade Embrapii Materiais – UFSCar)
- Prof. Dr. Daniel Braatz Moura (Diretor da Agência de Inovação da UFSCar)
- Profa. Dra. Ana Lúcia Torkomian (Departamento de Engenharia de Produção - UFSCar)
- Prof. Dr. Elson Longo da Silva (Diretor do Centro para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais - CDMF/FAPESP/UFSCar)
- Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz (Diretora do Centro de Educação e Ciências Humanas - UFSCar)
- Profa. Dra. Maria da Graça Gama Melão (Vice-Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - UFSCar)

14:00 - 18:00 - “Perspectivas para os financiamentos das pesquisas no estado de São Paulo e no Brasil”
- "A FAPESP e o Cenário Futuro de Financiamentos de Pesquisas no Estado de São Paulo"
Prof. Dr. Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello (Diretor Científico da Fapesp)

- "Perspectivas da Recuperação do Financiamento de Pesquisas no Brasil"
Prof. Dr. Glaucius Oliva (ex-presidente do CNPq e membro do grupo técnico do gabinete de transição do governo federal 2022/23 em Ciências, Tecnologia & Inovação, Prof. Titular USP São Carlos).

- “EMBRAPII - Apoio à Inovação nas Empresas”
Sr. José Henrique Videira Menezes ( Gerente da EMBRAPII)

- “Perspectivas de financiamento para pesquisa - Capes e UFSCar”
Prof. Dr. Luiz Antonio Pessan (Coordenador Área de Engenharias II da Capes, Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais).

Acesse aqui para assistir a mesa do período da manhã.

Acesse aqui para assistir a mesa do período da tarde.