UFSCar recebe nota máxima em avaliação do Inep e no recredenciamento

A UFSCar está entre as melhores instituições de Ensino Superior, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) de 2021, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, a Instituição acaba de receber o Conceito Institucional (CI) 5 no processo de recredenciamento realizado pelo Ministério da Educação (MEC) e que tem validade de dez anos.

"Esses resultados são motivo de muito orgulho e mostram a grandeza da UFSCar e como, a partir do comprometimento de toda a sua comunidade universitária, ela tem evoluído no seu desempenho nas atividades de ensino, pesquisa, extensão e também administrativas", celebra a Reitora, Ana Beatriz de Oliveira.

A Universidade conquistou o IGC máximo (5), ficando na 12ª colocação entre as instituições públicas de Ensino Superior. Somente 2,2% das Instituições de Ensino Superior do Brasil, entre as públicas e particulares, 46 das mais de 2 mil avaliadas, tiveram o IGC máximo, como foi o caso da UFSCar.

"O desempenho na avaliação do Inep mostra a evolução da Universidade nos últimos anos, principalmente pela avaliação deste ciclo ter sido composta, majoritariamente, pelos cursos de licenciatura, o que comprova o compromisso da UFSCar e de seus servidores com a excelência do ensino e qualidade na formação de novos professores", afirmou Daniel Leiva, Pró-Reitor de Graduação.
O cálculo do IGC leva em conta resultados de três anos de avaliações da Instituição, considerando indicadores de qualidade da graduação previstos no Sinaes, dos programas de pós-graduação e, também, as condições de oferta dos cursos, incluindo corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O Índice Geral de Cursos é referência para a definição de políticas públicas e para os processos de autoavaliação institucional, e também é utilizado pelo MEC como requisito, critério seletivo ou de distinção em seus processos.
Com relação ao recredenciamento, processo coordenado internamente pela Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), a UFSCar foi avaliada de forma remota por uma comissão do MEC, a partir de visitas virtuais às instalações da Universidade e entrevistas com estudantes e servidores.

Pedro Oprime, Secretário Geral da SPDI, explica que a UFSCar apresentou desempenho satisfatório nos 5 eixos de avaliação, com destaque para a política de gestão e desenvolvimento institucional com o conceito máximo (5). No eixo de Planejamento e Avaliação Institucional, o conceito foi 4,20; o de Infraestrutura foi 4,29 e o de Políticas Acadêmicas foi 4,75.

O Conceito Institucional varia de 1 a 5, sendo as  notas 1 e 2 consideradas insatisfatórias e indicativas de reavaliação pelo MEC a partir de mudanças solicitadas. A partir da nota 3, a universidade é aprovada e sua avaliação é considerada positiva. Quanto maior o conceito, melhor é a instituição na perspectiva do MEC.