UFSCar está entre as melhores do mundo segundo o QS Ranking by Subject

A UFSCar alcançou desempenho positivo na mais recente edição do QS World University Ranking by Subject, publicada em março de 2023. A Instituição está posicionada entre as melhores universidades do mundo em duas grandes áreas do conhecimento e em 13 áreas específicas. O resultado completo está disponível aqui.

O QS World University Ranking by Subject classifica anualmente as melhores universidades do mundo em 5 grandes áreas do conhecimento e 54 áreas específicas. São classificadas aproximadamente 500 universidades por área, embora haja variações de uma área para outra, em função de pré-requisitos que as universidades devem atingir para serem incluídas: ter curso de graduação ou pós-graduação na área avaliada, alcançar uma pontuação mínima nos surveys de reputação junto a acadêmicos e empregadores, e alcançar um número mínimo de publicações indexadas na base de dados Scopus. Os indicadores para a classificação das universidades resultam dos surveys de reputação, do número de citações recebidas, do índice H e do International Research Network. Mais informações sobre a metodologia podem ser encontradas aquiaqui e aqui.

Das cinco grandes áreas consideradas pelo ranking, a UFSCar foi avaliada entre as melhores do mundo em Ciências Naturais e Engenharia & Tecnologia. Entre as universidades brasileiras, a UFSCar figurou na 7ª posição em Ciências Naturais e na 9ª posição em Engenharia e Tecnologia. Esse desempenho vem sendo mantido desde 2019.

Já em relação às áreas específicas, neste ano, a UFSCar figurou entre as melhores em 13 das 54 áreas avaliadas. As melhores classificações foram alcançadas nas áreas de Agricultura e Silvicultura, Engenharia Química e Ciência dos Materiais, em todas essas a UFSCar está posicionada entre as 300 melhores do mundo. O destaque fica com a Ciência dos Materiais, na qual a Instituição está entre as três melhores do Brasil.

Leandro Innocentini Lopes de Faria, docente do Departamento de Ciência da Informação e presidente do Grupo de Trabalho - GT Rankings, informa que a UFSCar tem avançado continuamente nesse ranking: "Em 2018, a UFSCar estava classificada entre as melhores universidades do mundo em apenas 6 áreas específicas. Passou a 9 áreas em 2020, 11 em 2021, 12 em 2022 e agora, em 2023, alcançou a classificação em 13 áreas". A área incluída em 2023 foi Estudos de Negócio e Gestão.