UFSCar está entre 10 melhores universidades do País, na avaliação do MEC

A UFSCar conquistou a nota máxima (5) no Índice Geral de Cursos (IGC) 2019, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), na última sexta-feira (23/4). Com esse resultado, a UFSCar está entre as 10 melhores universidades do País no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

“O IGC alcançado mostra que a UFSCar mantém o seu padrão de excelência, mesmo diante dos desafios orçamentários e financeiros enfrentados nos últimos anos devido aos cortes sistêmicos no orçamento. Esse resultado deixa evidente a dedicação de todos os servidores da Universidade mesmo diante das adversidades. Mostra, ainda, a importância em seguirmos nos mobilizando para garantir os nossos recursos, para que possamos evoluir ainda mais nos trabalhos e resultados positivos em ensino, pesquisa e extensão”, destaca a Reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira.

O cálculo do IGC leva em conta resultados de três anos de avaliações da Instituição, considerando indicadores de qualidade da graduação previstos no Sinaes, dos programas de pós-graduação e, também, as condições de oferta dos cursos, incluindo corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

Os resultados do IGC 2019 foram calculados para 2.070 instituições (públicas e privadas), considerando os 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019. Entre as universidades públicas federais, mais de 70% obtiveram notas 4 ou 5, e nenhuma recebeu os conceitos mais baixos (1 ou 2), indicando o papel de destaque dessas instituições na oferta de educação de qualidade no Brasil.

Fonte: Diário da Reitora