UFSCar conquista 7ª posição no Ranking das Universidades Empreendedoras

A UFSCar alcançou o 7º lugar geral no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) 2023 que avaliou 108 universidades de todo o Brasil. O resultado é um importante avanço para a UFSCar que subiu nove posições no ranking em comparação com as edições anteriores (2019 e 2021), quando ocupou o 16º lugar. Confira a análise do resultado geral do ranking neste link.

Na classificação geral, a UFSCar ficou no top dez nas dimensões Extensão e Infraestrutura avaliadas pelo ranking. Na região Sudeste, a UFSCar mantém a 7ª posição e na dimensão Inovação, aparece em 6º lugar.

Com o objetivo de valorizar a excelência do Ensino Superior no Brasil e o compromisso das instituições em oferecer aos estudantes a vivência empreendedora no espaço acadêmico, o ranking analisa seis pilares: Extensão, Inovação, Internacionalização, Infraestrutura, Capital Financeiro e Cultura Empreendedora.

O ranqueamento da instituição requer atuação conjunta das unidades diretamente envolvidas, Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), a partir do apoio do Núcleo UFSCar-Empresa, Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), Secretaria Geral de Relações Internacionais (SRInter) e Agência de Inovação (AIn), e dos estudantes de Graduação para o levantamento de dados do pilar de Cultura Empreendedora, a partir da essencial participação deles nas pesquisas de avaliação.

Para poder participar desta edição do ranking, a UFSCar contou com o apoio e engajamento de mais de 500 estudantes que preencheram o formulário, contribuindo diretamente para o resultado final da Universidade na avaliação.

"Além da articulação com as unidades da UFSCar para o levantamento dos dados, o engajamento dos/as estudantes, ao responder o formulário de percepções, foi de suma importância para que a universidade pudesse ser validada no RUE; eram necessárias 389 respostas e chegamos a 594, fruto de uma forte articulação de divulgação e de mobilização da comunidade da UFSCar", disse Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Campus Araras e coordenadora do Núcleo de Extensão UFSCar Empresa (NUEmp/ProEx).