Professores e estudantes do CCET/UFSCar realizaram missão acadêmica nos Estados Unidos

A delegação da UFSCar, composta por cinco doutorandos do Departamento de Engenharia de Materiais e pelos professores Juliana Mara de Almeida (DEMa) e Helder Galleti, do Departamento de Engenharia Elétrica, participaram, entre 27 de novembro e 8 de dezembro, de uma missão acadêmica em cinco Universidades dos Estados Unidos, como parte do Projeto Movimenta Materiais, apoiado pela CAPES e comissão Fulbright do Brasil.

Segundo a gestora executiva do projeto, professora Juliana Almeida, o principal objetivo foi participar de atividades de ensino visando à modernização dos cursos de graduação nas áreas de engenharia da UFSCar. “Conhecer o funcionamento dos cursos de engenharia em universidades americanas possibilita analisar e comparar diferentes estratégias de ensino, aprimorando e adaptando-as à realidade do ensino no Brasil. Em geral, enfrentamos os mesmos problemas e demandas dos estudantes. A busca por espaços físicos que permitam o desenvolvimento de projetos em equipe é uma solicitação frequente nos locais que visitamos”, destacou a docente.

A delegação da UFSCar foi recebida pela diretora da Erik Jonsson School of Engineering, professora Stephanie Adams, da Universidade do Texas em Dallas (UTD). Durante a missão na UTD, professores e estudantes puderam conhecer os programas UTDesign e o EPICS (Engineering Solutions for Community needs), que conectam a academia, principalmente os estudantes, com a indústria e a comunidade local, possibilitando a atuação na resolução de problemas do mundo real.

Ainda segundo a gestora executiva do Movimenta Materiais, na UTD, esses programas e os problemas são propostos e financiados por empresas, de modo que as equipes de estudantes se engajem na gestão e execução do projeto em um ambiente semelhante ao da indústria.

No que diz respeito às atividades de extensão, o DEMa tem muita cooperação com as indústrias brasileiras e empresas locais, mas aproveitamos pouco essa oportunidade para promover o ensino em engenharia. Aí está uma oportunidade para modernizar a graduação dentro do projeto Movimenta Materiais”, enfatizou a professora Almeida.

A delegação teve uma agenda repleta de atividades, participando de aulas teóricas, demonstrações práticas presentes nos cursos de engenharia da UTD, além de visitas à centros e laboratórios de pesquisa. A professora Daniele Rodrigues conduziu a visitação ao laboratório BONE (Biomaterials for Osseointegration and Novel Engineering) Lab, liderado pela ela, detalhando, , além das linhas de pesquisa em bio engenharia, como as demandas das empresas são inseridas no contexto da sala de aula do laboratório.

Segundo o professor Galleti, membro do comitê gestor do Movimenta Materiais, a missão na UTD foi uma imersão completa do cotidiano da universidade, proporcionando a todos da delegação a vivência das atividades de ensino, pesquisa, inovação e gestão acadêmica. “Reuniões voltadas para métricas, em que se busca avaliar o sucesso do estudante e a eficácia institucional, foram importantes para ampliar os horizontes e se pensar em como adaptar o ensino de engenharia na UFSCar”, disse o docente.

A delegação também visitou outras universidades. Para otimizar o tempo, após a etapa na UTD, a equipe da UFSCar se dividiu. Os estudantes de doutorado do André Cardoso, Arquiminio Neto, Humberto Dias e Otávio Pedroso foram para a Universidade de Illinois-Urbana Champaign, onde foram recepcionados pela professora Janny Amos.

O professor Helder Galleti e o estudante Wallyson Ramos foram para a Universidade de Siracuse. A professora Juliana Almeida visitou a Colorado School of Mines e o laboratório NREL – National Renewable Energy Laboratory em Golden, ambos no Colorado. No NREL, a docente ministrou uma palestra destacando o papel acadêmico da UFSCar para o estado de São Paulo e o país, além de apresentar técnicas modernas de processamento de materiais.