Prof. Dr. Guilherme Aris Parsekian do DECiv recebe prêmio inédito na área de Engenharia Civil

O professor Guilherme Aris Parsekian, do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, conquistou o Prêmio "Lobo Carneiro", conferido a reconhecidos engenheiros pesquisadores na área de projeto de estruturas de concreto. A premiação dessa e de outras categorias ocorreu durante a abertura do Congresso Brasileiro do Concreto em Brasília, no último 11 de outubro.

Os concorrentes ao prêmio, que acontece a cada dois anos, são indicados pelos sócios do Instituto Brasileiro de Concreto (IBRACON), responsável pelo Prêmio, que por sua vez conta com uma Comissão Julgadora que tem a função de analisar, selecionar e preparar uma relação de profissionais indicados aos prêmios, a partir das premissas estabelecidas no regulamento. Após a análise, a Comissão seleciona os profissionais e indica, no máximo, dois candidatos para cada categoria a ser premiada. O Conselho Diretor do IBRACON responde pela escolha final e homologação dos premiados, dentre os profissionais indicados pela Comissão Julgadora.

"Receber este prêmio é uma honra muito grande, e uma grande alegria. O Instituto Brasileiro do Concreto é a maior e mais importante instituição técnica da América Latina e, portanto, é muito valoroso ter esse reconhecimento pelos trabalhos realizados ao longo dos anos", explicou Parsekian.

Desde o início da premiação, em 2004, essa é a primeira vez que a UFSCar ganha referido prêmio. "Para a UFSCar, receber este prêmio significa reconhecimento de sua excelência na área de estruturas de concreto, valorizando toda nossa Instituição, em especial nossa graduação e pós-graduação em Engenharia Civil", afirmou o premiado.

Parsekian é engenheiro civil pela UFSCar, com mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou na Universidade de Calgary (Canadá), como pós-doutorando e pesquisador visitante. Tem experiência ainda como engenheiro estrutural no projeto de edificações em concreto armado e alvenaria estrutural. Atualmente é professor associado da UFSCar, onde coordena um grupo e laboratório dedicados à pesquisa e à aprendizagem de concreto e alvenaria estrutural, tendo supervisionado mais de 150 alunos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. É atualmente Coordenador do tema 1 - Materiais Estratégicos do Programa Institucional de Internacionalização da UFSCar. Publicou centenas de artigos técnicos e diversos livros. Possui uma patente depositada. Também é membro do Comitê Técnico do Sistema Nacional de Avaliações Técnicas (SiNAT), diretor de publicações do  IBRACON e editor-chefe do IBRACON Structures and Materials Journal, além de colaborar com a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, e com a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído.

Prêmio "Lobo Carneiro"

O Prêmio foi criado em memória do engenheiro Fernando Luiz Lobo Barbosa Carneiro, engenheiro civil desde 1934, formado na Escola Politécnica da Universidade do Brasil, atual Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Diplomou-se Doutor Honoris Causa H. C., 1987 nesta Instituição e Doutor H. C., 1994, na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) durante 32 anos (1935 a 1967). Trabalhou como pesquisador e professor em tempo integral na UFRJ de 1968 até a aposentadoria compulsória, em dezembro de 1990, e depois disso como pesquisador e professor associado. Participou de Associações Nacionais e Internacionais, dentre elas: Academia Brasileira de Ciência; Academia Nacional de Engenharia; Instituto Brasileiro do Concreto; Clube de Engenharia; The Internacional Union of Testing and Research Laboratories for Materials and Structures; Comité Internacional du Béton; e Internacional Association of Bridge and Structural Engineering. Faleceu em 15 de novembro de 2001.