Pesquisas em Engenharia de Materiais são premiadas em congresso internacional

Trabalhos técnicos do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, na área de materiais cerâmicos para alta temperatura, foram premiados no 42nd Latin-American Congress - ALAFAR 2022, realizado em Foz de Iguaçu, entre os dias 6 e 10 de novembro. O congresso internacional é realizado a cada dois anos em um país diferente, mas desde 2018 esta comunidade não se reunia devido à pandemia. O tema geral do evento foi "Refractories for a Sustainable Future".

O prêmio de melhor trabalho do congresso foi para o "In-situ spinelization of alumina-based castables containing ZnO". Já o segundo melhor trabalho foi o "In-situ Al2O3-MgO and Al2O3-Spinel formation: Effect on the physical and mechanical properties of unfired alumina brick". Ambos têm como autores Otávio Henrique Borges, do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar; José Álvaro Sardelli, também do PGCEM e RHI-Magnesita; Carlos Pagliosa Neto, da RHI-Magnesita; e Victor Carlos Pandolfelli, docente do DEMa.  

Os trabalhos premiados abordam a formação de fases complexas fazendo uso de novos processos de produção com vistas à conservação de energia térmica via porosidade gerada in-situ pelo efeito Kinkerdall. Tal mecanismo é obtido aumentando a taxa de difusão de um dos óxidos componentes de tal forma a deixar um vazio no lugar que este ocupava na estrutura.
No evento, a UFSCar também foi representada pelo professor Pandolfelli, que ministrou a Key-Note Speech: "Refractory Eco Design".

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas neste 
link.

Fonte: CCS UFSCar

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais