Pesquisadores do CCET integram e-book sobre formação docente em Engenharia

Está sendo lançado o e-book "Boas práticas de formação docente em Engenharia", que trata de temas como a formação continuada dos professores para os cursos de Engenharia e a formação em cursos de pós-graduação. Integra a publicação o capítulo "Inovação Pedagógica no Ensino de Engenharia: Experiências Formativas na SERCET/CCET/UFSCar", de autoria de pesquisadores da UFSCar, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O capítulo foi submetido ao edital aberto para a publicação do e-book por parte do Grupo de Trabalho (GT) de Professores de Engenharia, da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge), responsável pela publicação. Os relatos recebidos foram avaliados e estão publicados nesse primeiro livro do GT. 

"Nosso desejo é que os relatos sejam inspiração para que outras escolas também promovam, de forma efetiva, a formação e a capacitação docente, porque, afinal, os professores são a linha de frente na mudança do ensino de Engenharia. Sem políticas e estratégias que promovam a formação docente de modo amplo, será menos eficiente a mudança tão desejada rumo a um ensino de Engenharia consistente, moderno e efetivo para atender às demandas da sociedade", avaliou Conrado Ramos Moreira Afonso, autor do capítulo e docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar.

O capítulo, escrito por parte de docentes do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) e coautores, foi idealizado a partir de um programa de formação voltado a docentes dos cursos de Exatas e Engenharias específico para o ensino remoto, proposto por um grupo de coordenadores de cursos de graduação em Engenharias do CCET, com participação do corpo docente dos departamentos de Engenharias e Ciências Básicas. 

"O objetivo desta proposta foi informar e formar os docentes sobre possibilidades e ferramentas para um ensino remoto (não presencial), sobre plataformas de ensino e suas potencialidades, bem como sobre planejamento de atividades, elaboração de conteúdos, métodos de avaliação e aprendizagem ativa; a proposta também configurou uma ótima oportunidade de repensar o nosso ensino de Engenharia e Exatas como um todo", explicou o autor.

Na UFSCar, esse formato de ensino foi denominado Ensino Não Presencial Emergencial (ENPE). Com suporte e promoção da Diretoria do CCET, a proposta foi desenvolvida no formato de dois eventos online, a 1ª Semana do Ensino Remoto para as Ciências Exatas e Tecnológicas (SERCET I), em agosto de 2020, e a 2ª Semana do Ensino Remoto para as Ciências Exatas e Tecnológicas (SERCET II), em fevereiro de 2021, operados no âmbito do Projeto Movimenta CCET/Movimenta Materiais, iniciativa de caráter institucional que objetiva a modernização do ensino de Engenharia e é financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação Fulbright (com o apoio da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil) no período de 2019 a 2026. 

"Nesse processo de aprendizagem envolvendo gestores, professores e alunos, são perceptíveis os ganhos que foram alcançados, destacando-se, dentre eles, o papel que os coordenadores do Grupo de Trabalho G6 (Grupo de Coordenadores de Curso das Engenharias da UFSCar) desempenharam na ressignificação de suas ações como gestores, sob um olhar administrativo-pedagógico. Assim, esses profissionais desempenharam, em seus cursos, a partilha de saberes e fazeres entre os docentes e as inúmeras aprendizagens dos estudantes", detalhou Afonso. 

O capítulo conclui que o trabalho coletivo de diferentes setores da Universidade em prol de um ensino de Engenharia que garanta a formação técnica, humana, cultural, social, científica e tecnológica de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos balizou essas experiências institucionais. 

Para Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, Diretor do CCET e também um dos autores do capítulo, a publicação "mostrou como a cooperação entre nossas coordenações dos cursos das Engenharias alcançam resultados importantes e que devem inspirar e espelhar as atividades que serão desenvolvidas até 2027 para os processos modernizantes alcançarem finalizações".

São autores do capítulo: Conrado Ramos Moreira Afonso, Cali Laguna Achon, Marcelo de Castro Takeda, Armando Antonialli, Helder Vinícius Avanço Galeti, Ricardo Menotti, Rafael Vidal Aroca, Fredy João Valente, Márcio Luis Lanfredi Viola, Rafael Fernando Barostichi, Roberto Ribeiro Paterlini, Thiago de Assis Augusto, Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, e Maria Angélica do Carmo Zanotto, todos da UFSCar; Aline Cazarini Felicio, do IFSP; e Maria Antonia Ramos de Azevedo, da Unesp. O e-book pode ser baixado gratuitamente neste link.

Movimenta CCET
O projeto Movimenta do CCET envolve um conjunto de iniciativas para o processo de modernização de seus cursos, abarcando os desenvolvimentos de novas metodologias de ensino e de modos de ampliação do conhecimento, de projetos de pesquisa e de práticas nas áreas da inovação tecnológica, empreendedorismo, desenvolvimentos de carreiras, estágios e habilidades comportamentais.

É um projeto de modernização dos cursos de graduação em Engenharias e Ciências Básicas do CCET, financiado pela Capes e pela fundação Fulbright, a partir de edital Capes de 2018, no qual o curso de Engenharia de Materiais da UFSCar foi um dos oito contemplados no Brasil. Está entrando no seu quarto ano de execução, dentro de um prazo de nove anos no total 

"O Movimenta começou com o início do processo de modernização do curso de Engenharia de Materiais, mas já alcançou algumas outras Engenharias na graduação do CCET. Vêm sendo trabalhados oito eixos de desenvolvimento e participações de representantes dos oito cursos de Engenharia do CCET. Entre os eixos, estão acolhimento, avaliação discente e novas metodologias de ensino", explicou Paulillo. Segundo o Diretor do CCET, cada curso integrante do projeto está em um estágio da modernização. O de Engenharia de Materiais, após definir suas duas trilhas de avanço, que são o empreendedorismo e a engenharia computacional para materiais, vive agora o trabalho de aperfeiçoamento de docentes em oficinas

Os próximos passos do Movimenta CCET incluem mais cursos e palestras em diversas frentes para alunos, docentes e técnico-administrativos, em temáticas como soft skills, metodologia ativa, avaliação discente e docente, ensino híbrido e atividades integradoras com diversos campos das profissões, como a curricularização da extensão.

Fonte: CCS UFSCar

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