Pesquisadoras de Computação da UFSCar recebem prêmio em evento da área

Pesquisadoras da área de Computação dos campi São Carlos e Sorocaba da UFSCar foram premiadas durante o Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2023), realizado no último mês de outubro em Maceió, Alagoas. O IHC 2023 é o maior evento científico da área no Brasil e reúne anualmente pesquisadores de todas as regiões do País. No ano de 2023, o evento celebrou 25 anos.

Na ocasião, o artigo intitulado "Making roads safer: a vehicle blind spot alert system co-designed with end-users", escrito em coautoria por pesquisadores do Centro Universitário Facens e pela professora Luciana Zaina, do Departamento de Computação do Campus de Sorocaba (DComp-So) da UFSCar, recebeu o prêmio de Melhor Artigo da Trilha de Pesquisa. O trabalho apresentou um sistema que alerta os motoristas sobre riscos de colisão quando motocicletas são identificadas nos pontos cegos do veículo. A proposta foi desenhada colaborativamente com usuários finais através da técnica de codesign.

"O sistema que possui notificações no formato visual e háptico foi desenvolvido e instalado em um carro de testes e testado com usuários finais. Os resultados mostraram que a solução permitiu que os motoristas conseguissem reconhecer e compreender os alertas sem empregar um grande esforço na interpretação das informações, o que é um resultado relevante considerando que a interação dos condutores com esses sistemas deve ser uma atividade secundária, uma vez que a sua concentração deve ser na condução", descreve Zaina.

Além disso, o artigo intitulado "Perceptions about Usefulness and Attitudes toward UX work: a survey with software startup Brazilian professionals" recebeu menção honrosa também na Trilha de Pesquisa, ficando entre os três melhores artigos. O artigo apresentou os resultados de um survey, realizado com 90 profissionais que atuam em startups brasileiras, em que foram exploradas as percepções desses profissionais sobre a utilidade dos métodos e técnicas utilizadas no trabalho de User eXperience (UX). 

Os resultados mostraram que esses profissionais buscam realizar coleta e testes com usuários em momentos distintos, principalmente durante as interações do usuário com o produto; e que a utilidade percebida sobre trabalho de UX varia de acordo com o estágio de maturidade da startup. O estudo foi realizado em colaboração com pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e teve como coautores Suéllen Martinelli, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) da UFSCar, e Joelma Choma, pós-doutoranda do mesmo Programa. 

Já Patrícia Deud Guimarães, egressa do PPGCC, recebeu menção honrosa pelos desafios teóricos e metodológicos da sua pesquisa, na categoria Melhores Trabalhos de Mestrado, do Prêmio Júnia Coutinho Anacleto. O trabalho intitulado "A Tool-Supported Approach to Adapt Web User Interfaces Considering the Emotional State of the User" foi orientado pela professora Vânia Neris, do Departamento de Computação (DC) do Campus de São Carlos da UFSCar, e defendido em 2022. 

O trabalho propõe uma ferramenta e uma arquitetura de software que permitem a adaptação de interfaces web, em tempo real, considerando o estado emocional atual e o desejado por um usuário. A solução foi testada remotamente, ainda durante a pandemia, em um estudo fatorial misto, usando um Facial Action Coding System (FACS) para captura da emoção por meio da câmera de vídeo do usuário. O Prêmio Júnia Coutinho Anacleto é concedido pela Comissão Especial em Interação Humano-Computador (CEIHC) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para trabalhos que se destacam no estado da arte de IHC. 

Por fim, o artigo "Analyzing User Experience in Mobile Web, Native and Progressive Web Applications: A User and HCI Specialist Perspectives", publicado em 2018, recebeu menção honrosa, realizada pela CEIHC, como um dos artigos mais citados nos 25 anos de existência do evento. O artigo é de autoria da egressa do PPGCC Giulia Cardieri e da professora Luciana Zaina, que foi sua orientadora. O artigo apresenta os resultados de um estudo experimental que considerou o feedback dos usuários e suas expressões faciais como fonte de informações para compreender quais emoções eram sentidas ao interagir com aplicações construídas a partir das abordagens PWA, web mobile e Android nativo. O artigo tem sido citado por pesquisadores nacionais e internacionais de IHC em diversos veículos científicos.

Fonte: CCS UFSCar

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais