Livro que aborda aplicações da biomassa será lançado na UFSCar

Nas últimas décadas o crescimento populacional tem demandado cada vez mais a utilização de recursos tanto naturais como manufaturados, especialmente aqueles derivados de fontes não renováveis, a exemplo do petróleo. Nesse contexto, o conceito de economia circular considera o máximo aproveitamento dos materiais e da energia contidos nos produtos visando o desenvolvimento sustentável. A circularidade, entendida como o reaproveitamento de rejeitos de um elo da cadeia produtiva por outro elo, minimiza a necessidade de extração de produtos não renováveis e reduz a quantidade de resíduos. Além disso, um dos 12 princípios da Química Verde ou Sustentável é a utilização de matérias-primas renováveis.

Tratando desses assuntos, no dia 11 de fevereiro será lançado na UFSCar o livro "Biomassa: Estrutura, Propriedades e Aplicações", organizado por Arlene Corrêa e Jean Gallo e publicado pela EdUFSCar. O livro é o volume VI da Série de Textos da Escola de Verão em Química da Universidade e o lançamento marca a comemoração dos 40 anos da Escola.

"A utilização da biomassa vem crescendo mundialmente como fonte renovável para a produção de energia elétrica e de biocombustíveis (etanol, biodiesel, biogás etc.). Ademais, a biomassa se destaca como uma fonte de material de partida na produção de diversas substâncias orgânicas que servirão como insumos nos mais variados processos industriais", explica Corrêa, que é docente do Departamento de Química (DQ) da UFSCar, sobre a importância do assunto abordado no livro.

No capítulo 1 são discutidas a estrutura e a composição da biomassa lignocelulósica. Exemplos atuais do emprego da biomassa como matéria-prima na indústria e possíveis aplicações como solventes verdes são apresentados nos capítulos 2 e 3. Devido ao seu papel fundamental, os processos catalíticos para a produção de commodities e outros produtos de maior valor agregado a partir da biomassa são enfocados em detalhes, com casos recentes da literatura da área. Assim, no capítulo 4 são discutidos tipos de catalisadores metálicos obtidos a partir de plantas hiperacumuladoras empregadas em fitorremediação e os capítulos 5 e 6 versam sobre a biocatálise empregando enzimas isoladas ou microrganismos. O capítulo 7 trata do aproveitamento de ligninas. A catálise homogênea é abordada no capítulo 8 e a heterogênea é amplamente discutida nos capítulos 9 a 13.

O lançamento, aberto ao público, tem início às 18h30 horas, no Anexo do Anfiteatro Bento Prado Júnior, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações no site da EdUFSCar.

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais