Equipe do DEMec/UFSCar conquista o segundo lugar no 8° Desafio de Modelagem Computacional ESSS & Bosch

Equipe do Departamento de Engenharia Mecânica do CCET/UFSCar, formada pelos alunos Cleber Roberto Costa, Dante Vecchia Rocha e Silva, Fabrício Yuji Fujisawa Uemura e orientada pelo professor Mariano Eduardo Moreno, conquistou o segundo lugar no 8° Desafio de Modelagem Computacional ESSS & Bosch. Inscreveram-se para o desafio 104 equipes de 7 países diferentes, totalizando 312 alunos de 68 universidades. Dada a complexidade do desafio, apenas oito equipes conseguiram concluir e entregar soluções para o problema, que envolvia as modalidades de análise de eletromagnetismo, térmica e estrutural utilizando as ferramentas de simulação da Ansys para análise multifísica. O problema sugerido pela empresa Bosch abordou a avaliação de uma unidade de controle de aquecimento de fluídos para aplicações automotivas e a proposta de soluções de design capazes de melhorar a eficiência da unidade de comando, comprovadas através de simulações numéricas. Pela segunda colocação a equipe de alunos receberá um troféu e uma premiação em dinheiro no valor de USD 700,00.

Maiores detalhes sobre o desafio de modelagem computacional podem ser encontrados em: