Doutorandos do DEMa são premiados no 68° Congresso Brasileiro de Cerâmicas

Os alunos de doutorado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Murilo Henrique Moreira e Otávio Henrique Borges, ambos orientados pelo professor Victor Carlos Pandolfelli e bolsistas da FAPESP (21/00251-0 e 21/00114-2), foram premiados no 68° Congresso Brasileiro de Cerâmicas (CBC), promovido pela Associação Brasileira de Cerâmica (ABC) em junho, na cidade de Santos (SP).

Borges recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria “Pós-Graduandos”, enquanto Moreira ficou com o primeiro lugar na categoria “Melhor Trabalho” do 68º CBC.

Intitulado “Oportunidades e desafios da utilização de micro-ondas para sinterizar concretos refratários aluminosos”, o trabalho de Borges está vinculado a pesquisa financiada pela FAPESP e visa obter um material capaz de suportar as severas condições de aplicação a que são submetidos os revestimentos siderúrgicos, contribuindo para reduções de custo e de danos ambientais relacionados à fabricação de aço.

O trabalho de Moreira, intitulado “O que a visualização in-situ da secagem de concretos refratários pode nos ensinar?”, também contou com apoio da FAPESP. O bolsista realizou análises por tomografia de nêutrons e raios X em amostras de concretos refratários contendo diferentes fibras orgânicas, durante a secagem, para explicar os mecanismos de aumento da permeabilidade e também obter as propriedades necessárias para modelar tais materiais.

O Congresso Brasileiro de Cerâmicas reúne anualmente pesquisadores de várias instituições nacionais que apresentam trabalhos de diferentes subáreas de pesquisa em materiais cerâmicos, como biomateriais, cerâmicas tradicionais e avançadas, métodos de processamento, sinterização e materiais refratários.

Nesta última edição, todos os seis prêmios oferecidos pela organização foram concedidos a trabalhos na área de materiais refratários.

Fonte: Agência FAPESP
 

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais