Doutorando do PPGCEM tem trabalho duplamente premiado no congresso SBPMat-2021

O Doutorando do programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pedro Henrique Fernandes Oliveira teve seu trabalho duplamente premiado no congresso SBPMat-2021, organizado pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais, vinculada à Materials Research Society.
O trabalho recebeu os prêmios Bernhard Gross, de melhor poster apresentado em seu simpósio (Characterization of organic and non-organic materials by x-ray source techniques) e o prêmio da Royal Society of Chemistry, de melhores contribuições dos alunos de todo o evento.
A pesquisa, intitulada ‘’In-situ synchrotron X-ray evaluation on the evolution of dislocation and stacking-fault densities for a Cu-0.7Cr-0.07Zr alloy during cryogenic tensile test’’, foi realizada sob a orientação do professor Vitor Luiz Sordi (Orientador), da Dra. Danielle Cristina Camilo Magalhães (Coorientadora) e teve contribuições significativas da professora Andrea Madeira Kliauga. Ressalta-se que o trabalho é fruto de uma parceria com integrantes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o professor Osvaldo Cintho e o doutorando Marcel Izumi, e utilizou a infraestrutura da estação XTMS (X-ray Scattering and Thermo-Mechanical Simulation), situada no Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, em Campinas/SP. O trabalho desenvolvido permitiu estudar, de forma in-situ, os fenômenos responsáveis pelo aumento simultâneo de resistência mecânica e ductilidade, durante a etapa de deformação, de uma liga comercial do sistema CuCrZr. Segundo as palavras do autor, ‘’o trabalho traz contribuições significativas pois o estudo in-situ permitiu observar, de fato, os mecanismos que fornecem o ganho de resistência mecânica e ductilidade dessas ligas, quando deformadas em temperaturas criogênicas. Os estudos realizados até então faziam uma análise ‘’post mortem’’ do material após etapa de deformação. Então o que se tinha era uma análise do material deformado, e a partir disso se concluía o que acontecia com o material durante a deformação; é tipo uma ''ciência forense'' dos materiais. Nesse contexto, como o nosso estudo fez uso da técnica de difração de Raios-X, durante o ensaio de tração, conseguimos observar de fato o que acontece com o material durante a etapa de deformação. Tal contribuição se mostra ainda mais significativa pois a liga Cu-0.7Cr-0.07Zr atualmente é utilizada, operando em temperaturas criogênicas, como trocadores de calor em testes no Reator Internacional Termonuclear Experimental: o primeiro reator fusão nuclear em escala comercial para produção de energia.’’
Link contendo a lista dos trabalhos premiados: https://www.sbpmat.org.br/.../xix-b-mrs-meeting-iumrs.../
Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais