Artigo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Física é destaque em revista científica

O artigo "Tuning the conductance topology in solids", que conta com a participação de pesquisadores da UFSCar, do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), foi escolhido como Artigo de Destaque (FA) no Journal of Applied Physics. São autores do artigo: o aluno de mestrado do PPGF, Rafael Schio Wengenroth Silva; Victor Lopez Richard, professor do Departamento de Física (DF) da UFSCar; Ovidiu Lipan professor do Departamento de Física da Universidade de Richmond, EUA; e Fabian Hartmann, professor da Cátedra de Física Técnica da Universidade de Würzburg, Alemanha.

O artigo analisa sistematicamente as causas e efeitos do surgimento natural ou intencional de fenômenos de memória no transporte de cargas elétricas em sólidos e nanoestruturas, reduzindo-os a ingredientes básicos. A memória a que se refere o trabalho está relacionada à dependência do estado condutivo da história anterior do sistema (histórico do estímulo elétrico prévio).

A pesquisa surgiu de peculiaridades interessantes associadas a efeitos de memória, como respostas histeréticas de corrente com múltiplos cruzamentos e efeitos indutivos aparentes (ou capacitâncias negativas), que aparecem de maneira natural em muitos sistemas físicos e dependem de fatores externos tais como, por exemplo, formas de pulsos de voltagem, amplitudes, frequências e temperatura. O objetivo do trabalho foi conseguir explicar teoricamente a natureza desses desafiantes efeitos e a maneira de prevê-los e controlá-los.

"Neste artigo, somos capazes de demonstrar inequivocamente que esses são fenômenos bastante universais, relacionados à inércia de aprisionamento e liberação de portadores de carga fora do equilíbrio, ao mesmo tempo em que fornecemos uma descrição física unificada, resultando em um modelo analítico compacto. Foi incluída uma representação geométrica que traz uma perspectiva diagramática intuitiva em termos topológicos para descrever os efeitos discutidos: múltiplos cruzamentos, assim como as respostas aparentemente capacitivas ou indutivas", explicou Richard.

O pesquisador ainda explica sobre o destaque concedido à pesquisa: "Os editores da Revista acharam que o artigo era um dos melhores da revista e decidiram promovê-lo como Artigo em Destaque (Featured Article). Uma vez publicado, o artigo é exibido com destaque na página inicial da revista e é identificado com um ícone ao lado do título do artigo. Além disso, foi escolhido como capa dessa edição da revista."

O trabalho teve o apoio financeiro do CNPq. Confira neste link a íntegra do artigo.

Fonte: CCS UFSCar

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