Alunos da Engenharia Química da UFSCar vencem Desafio Radix

Nos dias 6 e 7 de fevereiro a Radix promoveu uma competição para universitários em parceria com a Semana de Engenharia Química da Escola Politécnica da USP (SEQEP), evento anual de integração e capacitação de estudantes de Engenharia Química. Profissionais de diversas áreas da empresa orientaram e julgaram cerca de 50 universitários em busca de soluções sustentáveis para os desafios propostos. Os vencedores levaram para casa prêmios em dinheiro e um curso para complementar a formação acadêmica deles, de acordo com a colocação no pódio.

No “Desafio Radix: Em Busca do Carbono Zero”, os competidores formaram equipes de cinco pessoas para resolver três desafios e um case da área de Engenharia Química. Os grupos só seguiam de uma etapa para a outra se fizessem a entrega de forma correta dentro do tempo delimitado e, durante a resolução dos problemas, as habilidades interpessoais dos integrantes também eram observadas e avaliadas.

Quem passou por todas as etapas e se classificou para o desafio final pôde contar com especialistas da Radix para apoiá-los tecnicamente e no preparo da apresentação do case. A resolução dele e o pitch foram julgados por uma banca de acordo com critérios de inovação, complexidade, viabilidade e atendimento à proposta.

A equipe que acumulou mais pontos durante a competição foi a Huskies, que levou um prêmio de R$ 2.500, além de um estágio na Radix. O grupo era formado pelos estudantes Arthur Salomão, Henrique Miranda, Victor Fiore, Victor Elias e João Gaudencio. A equipe Draxi, composta por Ava Sayuri, Heitor Brandão, Maressa Ramos, João Lima e João Pedro Teuber, conquistou o segundo lugar e recebeu R$ 500. Já a terceira posição ficou com a Non Ipsum. Os universitários João Gabriel, Carolina Marana, Matheus Molina, Pedro Otávio Ferri e Thais Politto ganharam um curso de python em uma plataforma de ensino à distância.

- Criamos um espaço de aprendizado para estudantes de Engenharia Química e tivemos contato com pessoas brilhantes, que sabem trabalhar em equipe e são multidisciplinares - explica Lara Menezes, radixiana da equipe de Gente & Gestão e uma das organizadoras do evento.

Victor Fiore, da equipe vencedora, conta um pouco da experiência:

- Nunca tive a oportunidade de participar de algo assim na graduação e foi um fim de semana de muito aprendizado e superação. Gostaria de agradecer imensamente todos que de alguma forma contribuíram para esse desafio, especialmente os mentores e avaliadores que nos ajudaram nos momentos mais difíceis e auxiliaram a nossa equipe a conseguir um ótimo resultado.

A Radix também participou da 16ª edição da SEQEP, que aconteceu entre 1 e 5 de fevereiro. O evento ofereceu palestras motivacionais e técnicas, oficinas, mesas redondas, minicursos, mostra de iniciação científica e um workshop com representantes das empresas patrocinadoras para que estudantes tivessem maior contato com o mercado. O engenheiro da Radix, José Eduardo Alves Graciano, deu uma palestra no dia 3 sobre a atuação do engenheiro químico como cientista de dados.

Fonte: https://www.radixeng.com.br/noticias/878/competicao-universitaria-de-engenharia-quimica-e-realizada-pela-radix-em-parceria-com-a-usp

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais