Pesquisa

O Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia – CCET é o maior centro acadêmico administrativo da UFSCar com 43 unidades acadêmicas, sendo 11 Departamentos, 16 Cursos de Graduação e 16 Programas de Pós-Graduação stricto sensu (sendo 11 cursos de Mestrado e Doutorado, 3 de Mestrado Profissional e em 2019, aprovação de dois cursos de Mestrado Acadêmico), destacando que 3 dos Programas de Pós-Graduação possuem nota máxima (sete) na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O Centro tem um quadro de 457 docentes, 146 técnicos administrativos, mais de 6 mil estudantes de graduação e pós-graduação, sendo 1.779 estudantes de pós-graduação regularmente matriculados, e mais de 80 pesquisadores de pós-doutorado.

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP, vem apoiando fortemente as pesquisas realizadas no CCET. Até hoje a FAPESP aprovou 2.891 bolsas no país para o Centro. Na atualidade são 190 bolsas no país, sendo 38 de pós-doutorado. Quanto às bolsas no exterior foram 284, sendo 35 bolsistas em andamento, com 8 de pós-doutorado. O CCET teve 614 auxílios regulares aprovados pela FAPESP. Em andamento são 56 auxílios, sendo 35 em Ciências Exatas e da Terra e 20 das Engenharias. Também teve aprovado 51 Auxílios Temáticos, sendo que atualmente existem 7 em andamento - 6 Temáticos (um deles do Programa Bioenergia – BIOEN) e 1 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em conjunto com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em bolsas Jovens Pesquisador (JP) o CCET já obteve um total de 20, sendo que 7 estão em andamento – 6 JP (um deles no Programa BIOEN) e 1 JP-2. O CCET ainda tem aprovados 2 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão – CEPID. O Centro obteve aprovação de 252 Auxílios para Organização de Reuniões Científicas. Em 2019, a FAPESP aprovou 13 auxílios até o momento. Quanto ao Auxílio para Pesquisador Visitante o CCET obteve 186 projetos aprovados, sendo que há 2 em andamento. O CCET teve 757 auxílios para participação em Reunião Científica e/ou Tecnológica aprovados, sendo 13 em 2019. O CCET ainda obteve 43 apoios à Publicação junto à FAPESP, sendo 3 em andamento.

O Centro possui em torno de 29% dos Grupos de Pesquisa da UFSCar, sendo mais de 119 Grupos de Pesquisa certificados junto ao CNPq que estão envolvidos em diferentes projetos de pesquisa. Alguns destes grupos obtiveram, junto à FAPESP, aprovações de Equipamentos Multiusuários – EMU. Em 2018 foram cinco EMUs e em 2019 já foram solicitados mais quatro.

O CCET, ao longo dos anos, tem desenvolvido uma competência sólida no desenvolvimento de pesquisa básica (ciências exatas) e tecnológica (processos e materiais), contando com muitos pesquisadores reconhecidos em nível nacional e internacional. Mais de 25% dos pesquisadores do CCET são Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq, classificados em níveis 1 e 2, possuindo reconhecimento da comunidade científica nacional e internacional. As publicações geradas a partir de pesquisas apoiadas pelas agências de fomento, principalmente FAPESP, têm cumprido a meta de divulgar o conhecimento gerado na instituição. Além disso, os pesquisadores têm buscado parcerias com empresas de referência como forma de apoiar a pesquisa, viabilizar a transferência de tecnologia e atualizar os conhecimentos técnico-científicos. As iniciativas dos pesquisadores seniores servem de referência interna para os novos e emergentes grupos de pesquisa.

Para mais informações sobre as pesquisas no âmbito do CCET, acesse os sites dos nossos departamentos.

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais