Carta Programa Resumida

Versão Resumida de Proposta de Programa de Gestão CCET-UFSCar – Avança CCET-Eleições 2022

a. Graduação

- Fórum de Coordenadores de Curso de Graduação do CCET (orientar a estruturação de informações importantes aos alunos de graduação, por meios digitais, como forma de acolhimento e diálogo - “caminho crítico” dos cursos, informações como moradia, apoio psicológico etc.; abrir discussão sobre formatos possíveis de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - incluindo questões como a de estudar possibilidades de projetos desenvolvidos ao longo do curso ou de outros; avançar na integração das engenharias com as ciências básicas; debater as questões pertinentes às novas diretrizes para os cursos de licenciaturas do Centro);

- Dar sequência ao conjunto de ações do projeto Movimenta CCET/Capes - Fulbright - Embaixada EUA;

- Estruturar projetos do Movimenta CCET para Básicas e Licenciaturas;

- Buscar condições para a formação continuada de professores e alunos em metodologias ativas - dentre outros tópicos - com o envolvimento de Técnico-Administrativos nesse processo;

- Projeto “Parque de Containers-Espaço de Práticas”, dirigidos aos alunos de graduação e pós, projetos de competição como Baja, Aero, Dínamo, Red Dragons, etc.;

- Prosseguimento das ações voltadas para Duplo Diploma dos Cursos;

- Consolidação das Novas DCNs dos cursos do CCET;

- Prosseguimento e Consolidação da Semana de Ensino em Ciências Exatas e de Tecnologia (SECET) da UFSCar;

- buscar condições para o aprimoramento da percepção do trabalho docente;

- Pensar em estratégias de acolhimento dos estudantes junto aos coordenadores de curso com o apoio da Prograd da UFSCar).

b. PG-Pesquisa-Extensão

- Fórum de Coordenadores de PG-Pesquisa-Extensão (busca de articulação de esforços transversais em pesquisa-extensão, sem prejuízo das atividades de caráter exclusivamente extensionista; uso e controle de materiais perigosos pelos laboratórios das unidades do CCET junto ao DeGR-UFSCar; promoção de eventos técnico-científicos (Mulheres na CT&I; Seminários de Pesquisa do CCET (palestras regulares com pesquisadores internos e externos à UFSCar); Mini-curso / Oficina / Treinamento sobre Escrita de artigos científicos; Capacitações dirigidas em PG-Pq-Ex - escrita de projetos de pesquisa-extensão para servidores docentes e técnico-administrativos; oficina de gestão de projetos de pesquisa-extensão; cursos de oratória, regulação emocional para docentes e técnico-administrativos; cursos e jornadas - ou mais palestras - em segurança, cuidados e saúde para docentes e técnico-administrativos);

- iniciativas que facilitem a internacionalização das atividades de ensino-pesquisa-extensão dos docentes (como incentivar a atuação das unidades do CCET no ProLAC, no Programa de bolsas Brasil PAEC OEA-GCUB, dentre outros);

- Estratégias para inclusões de docentes em início de carreira nos PPGs e outros campos da UFSCar;

- busca de apoio administrativo (secretaria PPG) e em questões de infraestrutura de laboratórios para pesquisa e de apoio para pesquisadores (gestão de projetos por meio do fortalecimento do PAPq em articulação com o CCET, Propq, etc.)

- buscar e apoiar iniciativas que favoreçam a internacionalização das atividades desenvolvidas no âmbito do Centro;

c. Embrapii: Articulação e Desenvolvimento

- ampliação da interlocução com a Embrapii: roda de projetos (oferta-demanda); busca de temáticas de IC/Me/Dt Tecnológica - IC/Me/Dt de InovaçãoCapacitação 4.0 - Avanço na atuação de tutores parceiros no amadurecimento do processo de formação de alunos em projetos de inovação e de incentivo para formação de futuras lideranças (alunas e alunos)  - Prosseguimento d articulação do Capacitação 4.0 com o Movimenta CCET / Capes – Fulbright (novas(os) tutores e novas(os) alunas(os)

d. Análise de Dados Acadêmicos do CCET

- buscar apoio para análises de dados acadêmicos do Centro, com viés estratégico (ensino em graduação e pós-graduação, pesquisa, extensão, etc.), inclusive de pessoas e profissionais de fora do CCET e mesmo da UFSCar

- aprimorar o acompanhando os PPGs do CCET nas avaliações quadrienais

e. Diálogos:  TAs, diversidade e inclusão

- valorização de tratamentos isonômicos, nas mais diversas frentes, entre os membros da comunidade do CCET;

- busca por melhores condições de trabalho dos Técnico-Administrativos;

- ofertas de oficinas-cursos de aperfeiçoamento, dirigidos às coordenações de curso (coordenadores e secretárias/os) para lidar com os distintos públicos que chegam hoje na universidade (em especial estudantes);

- promoção de cursos-palestras com pesquisadores indígenas, negros-negras;

- buscar equacionar questões de apoio à PCDs;

- melhorar a informação e a comunicação do Centro em relação às temáticas de diversidade e inclusão, ampliando a visibilidade de minorias; elaborar diretrizes orientativas para as unidades do CCET (ex.: representatividades em mesas-redondas; palestras; Conselhos, etc; buscar articulação com ProACE e ampliar a visibilidade no Centro sobre ações-programas de acolhimento e suporte disponíveis na UFSCar

f. Compartilhamento de Boas Práticas

- dar visibilidade às boas práticas de gestão, no âmbito do Centro, favorecendo o aprimoramento das atividades administrativas das unidades

- reunir esforços junto aos servidores TAs para a organização de Fóruns de interação de boas práticas, por área (graduação, pós, laboratórios, departamentos, etc.)

g. Criação e operação de Coordenações de Apoio à Gestão do CCET

- Coordenações para Atividades integradoras: de Laboratórios: infraestrutura, segurança, saúde e cuidados no trabalho; do Movimenta CCET; das Novas DCNs da graduação; do Processo Duplo diploma; do projeto Pré-cálculo CCET-UFSCar; da articulação Capacitação 4.0-Embrapii/CCET

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais