Egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, Murilo Henrique Moreira, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Gustav Eirich 2025

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) da UFSCar, Murilo Henrique Moreira, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Gustav Eirich 2025, concedido durante o 67th International Colloquium on Refractories (ICR), realizado em Aachen, Alemanha. O evento é considerado o mais importante da Europa na área de cerâmicas refratárias e reuniu mais de 700 participantes. Uma comissão internacional de especialistas avaliou trabalhos de pesquisadores que defenderam seu doutorado ou realizaram pós-doutorado nos últimos dois anos, de 10 nacionalidades distintas.

A tese de doutorado premiada, intitulada "Advances on Refractory Castables Drying Process Coupling Experimentation and Computational Modelling", foi desenvolvida sob a orientação de Victor Carlos Pandolfelli, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar. O trabalho se destacou pela integração entre modelagem computacional avançada e técnicas de imageamento in-situ, permitindo compreender o processo de secagem dos concretos refratários.

Esta é a quarta vez que um doutor formado no Grupo de Engenharia de Materiais Refratários (GEMM) da UFSCar, sob orientação de Pandolfelli, recebe o Prêmio Gustav Eirich - um feito que reforça a tradição e o protagonismo da Universidade em pesquisas de ponta na área.

Confira todos os detalhes em matéria publicada no Portal da UFSCar.

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais