Fórum pretende levar saúde e segurança do trabalho para as faculdades de Engenharia

Campinas - No próximo dia 6 de agosto será inaugurado o 1º Fórum de Engenharia do Trabalho, uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT) em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Piracicaba e com coordenação de docentes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O espaço de discussões foi concebido, entre outros objetivos, com o intuito de debater a inserção de conteúdos e disciplinas voltadas à saúde e segurança do trabalho, ergonomia e projeto do trabalho nas grades curriculares dos cursos de graduação em Engenharia.

Para isso, o Fórum terá a importante missão de discutir diferentes estratégias pedagógicas para criar um engajamento e despertar o interesse dos docentes e discentes nas disciplinas que abordarão esse conteúdo, tendo como objetivo de longo prazo que outras instituições integrem o Fórum de forma permanente.

“O Fórum tem a proposta de incentivar as faculdades de Engenharia a fazer uma abordagem, dentro das grades curriculares, de conteúdo específico e de qualidade voltado à saúde e segurança do trabalho, com a preocupação de capacitar os futuros profissionais que pensam e executam atividades produtivas, criando uma cultura de prevenção de acidentes de trabalho a partir da educação”, afirma o procurador Silvio Beltramelli Neto.

Segundo a organização do Fórum, um material didático de alta qualidade está em processo de desenvolvimento, com o apoio de mais de 50 pesquisadores, profissionais e docentes que atuam na área. Este material será de distribuição gratuita e totalmente voltado para graduandos de engenharia, que fará uma interação com atividades práticas e conteúdo dinâmico a serem disponibilizados em uma página na internet, que já se encontra em desenvolvimento. A expectativa é que outras iniciativas surjam ao longo dos encontros.

“A integração desses temas, que muitas vezes ficam distantes da formação dos futuros engenheiros e engenheiras, será debatida e soluções conjuntas poderão ser desenvolvidas para que a saúde do trabalhador, a segurança do trabalho, a ergonomia e o projeto do trabalho sejam temas de estudo e interesse dos profissionais que fazem o planejamento, projeto e gestão dos sistemas produtivos, que podem ser uma obra de construção civil, um implemento agrícola, uma instituição financeira, uma instalação petroquímica ou uma linha de montagem”, explica Alessandro Nunes da Silva, do Cerest Piracicaba.

A iniciativa faz parte de uma série de providências adotadas no âmbito de um procedimento promocional (PROMO) instaurado pelo MPT, que tem como objeto a promoção da segurança no trabalho em altura de forma ampla e difusa.

“A partir do convite do MPT ficou claro que o tema Trabalho é pouco abordado nos diversos cursos de engenharia e de que se fazia necessária a construção de um fórum para essa discussão. Resolvemos adotar o termo Engenharia do Trabalho por acreditarmos que trata-se de uma visão ampla que qualquer engenheiro pode ter em sua formação e atuação profissional - temas como saúde, segurança, ergonomia e projeto do trabalho não podem ficar restritos à poucos profissionais dentro de uma organização produtiva”, conta Daniel Braatz, docente da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

As inscrições podem ser feitas pelo link. As orientações de acesso serão enviadas aos inscritos em data próxima ao evento.

 

Programação – Inauguração do 1º Fórum de Engenharia do Trabalho

Data: 06/08/2020

Duração: 2h

Início: 14h00

Término: 16h00

14h-14h15: Abertura MPT e CEREST

Silvio Beltramelli Neto - MPT

Alessandro José Nunes da Silva - CEREST Piracicaba

14h15-14h30: Apresentando o campo de uma nova Engenharia do Trabalho

Prof. Dr. Daniel Braatz – UFSCar

14h30-14h15: Novas DCNS* e impactos para o ensino das Engenharias

Prof. Dr. Luis Felipe Silva – UNIFEI

*Diretrizes Curriculares Nacionais dos Curso de Graduação em Engenharia lançadas em 2019

14h45-15h: Desenvolvimento do Livro Engenharia do Trabalho

Prof. Dr. Raoni Rocha – UNIFEI

15h-15h15: Apresentação do Fórum Engenharia do Trabalho – Integrando Saúde, Segurança, Ergonomia e Projeto

Prof. Dra. Sandra Gemma – UNICAMP

15h15-16h: Debate aberto sobre o Fórum Engenharia do Trabalho – Objetivos, perspectivas e desafios

Mediadores:

Prof. Dr. Daniel Braatz – UFSCar

Prof. Dra. Sandra Gemma – UNICAMP

Prof. Dr. Raoni Rocha – UNIFEI

Fonte: http://www.prt15.mpt.mp.br/2-uncategorised/1132-forum-pretende-levar-saude-e-seguranca-do-trabalho-para-as-faculdades-de-engenharia

Acompanhe o CCET também pelas redes sociais oficiais