Você está aqui: Página Inicial / SOFTSKILL: Competências Comportamentais

SOFTSKILL: Competências Comportamentais

CCET oferece formação em softskills voltado a estudantes!

No dia 22 de agosto, o Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) inicia mais um projeto da série de iniciativas lançadas em 2019 para integrar a comunidade do Centro e disseminar novos conhecimentos entre servidores docentes e técnico-administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação, bem como outros integrantes da comunidade universitária. O curso intitulado “Soft skills: Competências comportamentais” será constituído por 13 encontros, que acontecerão sempre às quintas-feiras, às 13 horas, no Auditório do CCET. As atividades, gratuitas, são voltadas principalmente aos estudantes de graduação. Certificados serão destinados a quem participar de, no mínimo, 75% dos encontros, mas também será possível acompanhar apenas alguns encontros.

A iniciativa do curso partiu de Gustavo Silveira de Oliveira, docente do Departamento de Engenharia de Produção (DEP), e recebeu o apoio da Direção do CCET. “A ideia surgiu da convicção de que precisamos oferecer uma formação integral ao aluno, que vai além dos aspectos técnicos, que a Universidade já trabalha muito bem. Assim, nosso objetivo é complementar essa formação com o desenvolvimento pessoal e, também, de competências e habilidades comportamentais cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho”, explica Oliveira. “Em nossas conversas com estudantes, inclusive nos eventos que já estamos realizando, uma demanda muito comum é por essa formação em soft skills, complementar aos chamados hard skills, já trabalhados nos cursos. Os diferentes cursos do CCET já oferecem formação de excelência em suas áreas específicas, e a Direção do Centro pode colaborar nessas temáticas que são transversais e integram as diferentes carreiras, apoiando os estudantes com vistas ao seu futuro profissional em um mundo em transformação”, complementa o Diretor do CCET, Luiz Fernando de Oriani e Paulillo.

Para atingir os objetivos mencionados, os encontros serão conduzidos por um psicólogo que já trabalha com atividades de desenvolvimento pessoal e uma coach especializada na área de recursos humanos, com experiência de interação com empresas. Luis Henrique Paulino Carmelo – psicólogo responsável pelo curso “Em Rota – Ferramentas para o autoconhecimento e superação de desafios” - será o mediador de encontros que abordarão o autoconhecimento (a partir da Teoria dos Temperamentos), liderança, resiliência e superação de desafios, dentre outros assuntos. Já Jennifer Manzano – fundadora da consultoria de desenvolvimento de talentos TO be YOU – abordará competências relacionadas a comunicação, oratória e técnicas de apresentação; organização, disciplina e flexibilidade no ambiente de trabalho; trabalho em equipe; e outras, além de compartilhar dicas para processos seletivos em empresas com diferentes características. A programação completa pode ser conferida aqui.

Os encontros começarão no dia 22 de agosto, com uma palestra inaugural que compartilhará uma visão geral do curso e dará início ao processo de inscrição das pessoas interessadas. A palestra também acontece às 13 horas, no Auditório do CCET, e é aberta a todas as pessoas interessadas.