Pesquisadores de universidade desenvolvem roupa à prova de coronavírus

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos desenvolveram uma roupa à prova de coronavírus.

A gente não percebe, mas um tecido tem partículas mil vezes menores do que um grão de areia. As roupas foram revestidas por um composto criado na Universidade Federal de São Carlos, no interior de São Paulo. São nanopartículas de prata e sílica.

Os pesquisadores já sabiam que a substância era capaz de matar fungos e bactérias. Agora descobriram que também é eficaz no combate à Covid. Testes em laboratório, feitos em parceria com a USP, uma empresa de tecnologia e uma universidade espanhola, mostraram que um tecido com as nanopartículas eliminou o coronavírus em apenas dois minutos. Numa das amostras, os cientistas colocaram células infectadas num pedaço de tecido revestido pela substância. O composto provoca uma reação química que produz um tipo de água oxigenada, capaz de acabar com o vírus.

“Esse composto matou 99,9% do coronavírus. E a vantagem desse produto é que ele tem durabilidade, dois anos, aguenta pressão e aguenta temperatura”, destaca Elson Longo, professor do Instituto de Química da UFSCAR.

"E com algumas tecnologias, você pode reduzir o tempo de contaminação. E, reduzindo com certeza a contaminação cruzada, que muitas vezes a gente se contamina por tocar numa superfície e depois levar as mãos aos olhos ou à boca”, explica Gustavo Simões, diretor da empresa de tecnologia.