Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Pesquisadores de seis países reúnem-se na UFSCar

Pesquisadores de seis países reúnem-se na UFSCar

"Jornadas de Jovens Pesquisadores" ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 23 a 25 de outubro. O evento somou cerca de 600 trabalhos e 1.000 inscritos oriundos de 39 Universidades e 6 países. A coordenação e organização do evento foi feita pela Secretaria de Relações Internacionais (SRInter/ UFSCar) e contou com o apoio da Reitoria da Universidade.

"Jornadas de Jovens Pesquisadores" ocorreu na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) de 23 a 25 de outubro. O evento somou cerca de 600 trabalhos e 1.000 inscritos oriundos de 39 Universidades e 6 países. A coordenação e organização do evento foi feita pela Secretaria de Relações Internacionais (SRInter/ UFSCar) e contou com o apoio da Reitoria da Universidade.

As Jornadas de Jovens Pesquisadores ocorrem desde 1993 e contam com a participação dos países integrantes da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM): Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Promovem o relacionamento entre jovens pesquisadores destes países, proporcionando o desenvolvimento de redes interpessoais e acadêmicas.

Neste ano o tema central foi "A Ciência e a Tecnologia na Produção de Inovação e Transformação Social". O evento faz parte das comemorações dos 50 anos da UFSCar. Para a Reitora da Universidade, Wanda Hoffmann, "a Universidade tem como missão transformar a sociedade, e isso se dá por meio da transformação de vidas. A UFSCar comemora 50 anos e, neste período, os servidores da Universidade, estudantes de hoje e estudantes já formados pela UFSCar, são responsáveis por impactar a sociedade a cada dia através da ciência, tecnologia e inovação".

Na abertura do evento, na tarde do dia 23 de outubro, foram homenageados o Secretário Executivo da AUGM, Álvaro Maglia, e o Presidente da AUGM, Gerónimo Gonzáles, por todo trabalho em prol da AUGM e do avanço da ciência na América Latina. Na ocasião o Prof. Dr. Victor Carlos Pandolfelli (Departamento de Engenharia de Materiais/ UFSCar) apresentou palestra abordando a importância da interdisciplinaridade. "Sozinhos nós não conseguimos resolver os desafios atuais", afirmou o Professor. O encerramento do 1° dia ficou por conta da Big Boom Orquestra, da UFSCar, cuja apresentação musical encantou os presentes e abrilhantou o evento.

Ao longo do evento, as Jornadas contaram com exposição de pôsteres, apresentações orais, reuniões, workshops, palestras, dentre outros. No segundo dia, 24 de outubro, ocorreu a confraternização dos expositores das Jornadas. A confraternização contou com a presença da Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; do Vice-Reitor da Universidade, Walter Libardi; e da equipe da Secretaria de Relações Internacionais (SRInter/ UFSCar).

No terceiro dia do evento, 25 de outubro, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação apresentou o projeto PrInt CAPES/ UFSCar, programa de internacionalização da Universidade que vem sendo desenvolvido em várias frentes. Na sequência teve início a cerimônia de encerramento das Jornadas de Jovens Pesquisadores, que contou com a apresentação da próxima Universidade que irá sediar as Jornadas, em 2020: Universidade de Santiago (Chile). A Universidade, sua estrutura e pluralidade acadêmica foram compartilhadas com o público pela Profa. Anoek van den Berg.

A sessão de encerramento também contou com premiações aos estudantes cujos trabalhos obtiveram maior destaque em suas respectivas áreas. As premiações foram entregues por representantes da AUGM, pelo Prof. Dr. João Batista Fernandes (Pró-Reitor de Pesquisa da UFSCar) e pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann. A finalização das Jornadas contou com a apresentação da Bateria UFSCar que, de maneira ímpar, contagiou os presentes com sua alegria e musicalidade.

Fonte: