Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Estudantes de pós-graduação atuam para modernizar ensino de Engenharia

Estudantes de pós-graduação atuam para modernizar ensino de Engenharia

Primeiros estudantes de pós-graduação selecionados para atuar no Movimenta (Mariana Pezzo – UFSCar) No dia 11 de setembro, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar reunião aberta do projeto Movimenta Materiais, com o objetivo de apresentar os primeiros resultados da iniciativa, cerca de nove meses após o seu início. O Movimenta é o projeto institucional de modernização do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar, que integra o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright. Na ocasião, houve apresentações dos coordenadores institucionais da iniciativa - o Diretor do CCET, Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, e Daniel Rodrigo Leiva, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) - e, também, dos responsáveis pelo cinco grupos de trabalho do projeto: Métodos; Infraestrutura; Assistentes; Missões; e Comunicação.

Primeiros estudantes de pós-graduação selecionados para atuar no Movimenta (Mariana Pezzo – UFSCar)      

                                  Movimenta CCET

 

No dia 11 de setembro, aconteceu no auditório do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) da UFSCar reunião aberta do projeto Movimenta Materiais, com o objetivo de apresentar os primeiros resultados da iniciativa, cerca de nove meses após o seu início. O Movimenta é o projeto institucional de modernização do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSCar, que integra o Programa Brasil-Estados Unidos de Modernização da Educação Superior na Graduação (PMG-EUA), patrocinado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Comissão Fulbright. Na ocasião, houve apresentações dos coordenadores institucionais da iniciativa - o Diretor do CCET, Luiz Fernando de Oriani e Paulillo, e Daniel Rodrigo Leiva, docente do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) - e, também, dos responsáveis pelo cinco grupos de trabalho do projeto: Métodos; Infraestrutura; Assistentes; Missões; e Comunicação.

Um destaque foi a primeira apresentação pública dos assistentes selecionados no primeiro edital do Movimenta. São sete estudantes de pós-graduação (doutorandos) - sendo seis da própria área de Engenharia de Materiais e uma do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP) -, que desenvolvem planos de trabalho para atuação no projeto, com previsão de visita técnica a instituições nos Estados Unidos (EUA). Dentre os temas escolhidos pelos primeiros selecionados, estão a ampliação da presença de mulheres nos cursos de Engenharia; a aproximação de ex-alunos do curso de Engenharia de Materiais do cotidiano da graduação, visando inclusive maior interação com a realidade industrial; a infraestrutura favorável à concretização de experiências inovadoras de ensino (como, por exemplo, salas adaptadas às metodologias ativas de ensino e aprendizagem); e o uso de softwares livres na complementação das experiências de ensino de Engenharia. O grupo está realizando os primeiros contatos com especialistas nos EUA para planejar as visitas técnicas, que devem acontecer ainda em 2019.

No momento, há um segundo edital aberto para preenchimento de três vagas remanescentes de assistentes, com inscrições até o dia 20 de setembro. Podem participar doutorandos de quaisquer programas vinculados ao CCET e, também, pós-doutorandos. Além das viagens dos assistentes, o Movimenta inclui missões de docentes da UFSCar aos EUA e visitas de especialistas daquele país à UFSCar. Já em 2019, haverá as duas primeiras missões de docentes do CCET, uma com participação de Alessandra Almeida Lucas - Vice-Coordenadora do curso de Engenharia de Materiais - e Carlos Henrique Scuracchio - docente do DEMa que coordena o grupo de trabalho responsável pelos assistentes - e outra composta por Waldeck Schutzer, docente do Departamento de Matemática. Já os quatro primeiros visitantes estrangeiros devem chegar em 2020.

Durante a reunião, outros avanços comentados foram a formalização da linha de pesquisa de Educação em Engenharia de Materiais no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) e a oferta da atividade "Estudantes Embaixadores", Aciepe (Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) que levará os estudantes do curso de volta às escolas onde fizeram o Ensino Médio, para apresentar a área de Engenharia de Materiais. O grupo de Métodos destacou os esforços voltados à construção de indicadores e outras estratégias que levaram a um diagnóstico da atual situação do curso, essencial para embasar as ações de transformação. O grupo também valorizou a interação com a Divisão de Desenvolvimento Pedagógico (DiDPed) da Pró-Reitoria de Graduação (ProGrad) e com a Secretaria Geral de Educação a Distância (SEaD), no trabalho voltado ao aprofundamento em relação a metodologias ativas e inovações pedagógicas. Na parte de infraestrutura, os responsáveis pelo grupo apresentaram o plano de investimento dos primeiros recursos, que envolve a aquisição de software e, também, de materiais destinados ao apoio ao ensino, bem como a adequação de uma sala ao trabalho colaborativo, dentre outras ações. Já na área da Comunicação, algumas das ações apresentadas foram a criação do logotipo do Movimenta - que busca retratar o trabalho colaborativo, inovador e voltado à busca permanente da excelência em diferentes campos - e o planejamento de alguns sites voltados à divulgação do projeto, do curso e da área de Engenharia de Materiais.

Ainda em 2019, devem acontecer mais duas reuniões abertas do Grupo Gestor do Movimenta, e os grupos de trabalho também têm convidado a comunidade a participar de alguns dos seus encontros, com o objetivo de envolver cada vez mais pessoas na iniciativa, já que uma de suas metas é justamente o transbordamento para os demais cursos do Centro. O contato com os responsáveis pelo Movimenta Materiais pode ser feito pelo e-mail ccetdir@ufscar.br.

Fonte: https://www2.ufscar.br/noticia?codigo=11994