Você está aqui: Página Inicial / EMU

EMU

Equipamento Multiusuário 

O Programa Equipamentos Multiusuários (EMU) da FAPESP está voltado para a compra de equipamentos de última geração e para a sua disponibilização racional ao maior número de pesquisadores de São Paulo, do Brasil, da América Latina e de outros países, mediante critérios rigorosos de seleção.

- Normas relativas a Auxílio Equipamento Multiusuário (EMU) solicitado como parte do orçamento solicitado em Auxílios Temáticos, JP, PITE, CEPID, CPE e RTI

Documentação da contrapartida, necessária para submissão da proposta para o EMU vinculada ao processo originador

4.a) Plano de Gestão e Compartilhamento de Uso do Equipamento, aprovado pelo órgão colegiado máximo da Instituição Sede. Em casos excepcionais pode-se aceitar aprovação ad-referendum, desde que em, no máximo,15 dias seja enviada a aprovação do ad-referendum pelo colegiado superior. O Plano de Gestão deve descrever as atribuições e forma de composição do Comitê Gestor e do Comitê de Usuários do EMU.

i. O Comitê Gestor deve incluir, preferencialmente, o responsável pelo projeto EMU, não havendo restrição à participação de membros da equipe do projeto vinculado, devendo-se evitar apenas superposição com o Comitê de Usuários. Sua função é a de gerenciar a utilização e funcionamento do equipamento da melhor forma possível.

ii. O Comitê de Usuários deve ser constituído por pesquisadores/docentes que não façam parte da equipe do processo originador e nem do Comitê Gestor. Sua composição deve representar da melhor maneira os usuários potenciais, pois o Comitê fará avaliação independente do acesso ao EMU e do seu funcionamento. Cada Relatório Científico deverá vir acompanhado de parecer do Comitê de Usuários.

4.b) Documento oficial garantindo espaço para a perfeita instalação e operação do EMU em prazo compatível com o cronograma do projeto de pesquisa do processo originador.

4.c) Informação sobre a infraestrutura institucional necessária, pelo prazo mínimo de sete (7) anos, para a perfeita operação do EMU. Este documento deve ser assinado pelo Outorgado e pelo Dirigente da Instituição Sede, com identificação legível (nome e cargo).

4.d) Compromisso institucional de contratação de seguro e manutenção do EMU, pelo período de sete (7) anos.

4.e) Compromisso institucional de disponibilização de equipe técnica para a perfeita operação do EMU e assistência aos usuários internos e externos.

4.f) Três (3) orçamentos do EMU, ou um (1) orçamento com carta de exclusividade. (Aceita-se cópia dos documentos incluídos no processo originador.)

4.g) Endereço da página na internet com informações para os usuários potenciais sobre como acessar o equipamento multiusuário, incluindo especificações do EMU, modo de operação e de solicitação de acesso para usuários. Este link deve ser acessível a partir da página principal da Unidade/Departamento, sob o tópico Pesquisa>Equipamentos Multiusuários.